+55 21 99963-7969

Av. Paulo de Frontin, 333 - Shopping Polo Textil
Rio Comprido, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

  • whatsapp logo white

MakerSpace

MakerSpace é um Espaço Colaborativo de trabalho, público ou privado, em geral, uma Oficina Compartilhada, para Criar, Desenvolver, Aprender e Explorar ideias e produzir Protótipos, Produtos e Arte.

 

É um local para a experimentação ou produção, onde os conceitos de tentativa e erro, do faça você mesmo ( DIY - Do It Your Self ) e do desafio estão permanentemente no ar. A Troca de conhecimentos, aprendizados e contato multidisciplinar ocorre naturalmente entre seus membros.

 

Pode ser incubadora e acelerador de um novo negócio já que atrai aqueles que têm espírito de empreendedores nas mais diferentes áreas ligadas à tecnologia, à robótica, à marcenaria, à modelagem, etc. Muitas StartUps passam por locais como esse a caminho do voo solo e estruturado.

 

Um Maker Space abriga uma variedade de ferramentas dos mais diversos tipos e para os mais diversos usos, tais como, serras, ferros de solda, impressoras 3D, máquinas CNC e de corte a laser, tornos, multímetros, furadeiras, máquinas de costura, entre muitas outras. A diferença ente um MakerSpace e outras oficinas especializadas, é a grande variedade de ferramentas e não só para uma atividade.

Um Maker Space pode ser montado dentro de uma escola, de uma universidade, de algum espaço privado ou até mesmo na garagem ou em algum cômodo de uma casa ou apartamento.

Seus Membros geralmente são considerados Makers, mas podem haver profissionais que utilizem o espaço como fonte de renda para um negócio específico, como marceneiros, artesões, etc.

HackerSpace

Um MakerSpace se difere de um HackerSpace por ter uma maior gama de ferramentas e estar mais voltado a construção de coisas materiais. Em um HackerSpace geralmente se cria mais programas, softwares, aplicativos, e utiliza-se mais microcontroladores, prototipagem e fabricação digital. A linha que separa essas duas designações é tênue, e pode ser que um HackerSpace vire um MakerSpace ou vice versa.

FabLab

O termo FabLab se refere a um espaço voltado quase que exclusivamente a prototipagem e fabricação digital. Nele deve haver necessariamente Impressoras 3D, Corte Laser e CNCs. A falta de outras ferramentas mais simples as vezes impede a montagem completa da criação diretamente no FabLab.